Testemunhos de pessoas com esclerose múltipla e os impactos do CRPG na sua vida

Alexandra a falar da sua experiência

No dia 30 de maio celebrou-se o Dia Mundial da Esclerose Múltipla.

A esclerose múltipla surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e afeta com maior incidência as mulheres. Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com esclerose múltipla* e em Portugal mais de 8.000**.

Os sintomas são variáveis e todas as pessoas com esclerose múltipla têm um conjunto diferente de sintomas. Alguns dos sintomas mais comuns são fadiga, alterações na marcha, dormência, sensação de rigidez, espasmos musculares, fraqueza, problemas de visão, tonturas, dificuldades cognitivas, convulsões e problemas respiratórios.

Este diagnóstico não implica deixar de trabalhar e não impõe necessariamente restrições no desempenho da profissão, embora, em algumas situações, a vida profissional possa ser afetada. Por estes motivos, o CRPG conta com profissionais disponíveis para apoiar a retoma do emprego ou manter o atual.

Alexandra Santos, de 46 anos, refere, “…liguei para aqui em setembro e iniciei logo de imediato, foi um processo muito rápido…depois houve a fase do covid, fazíamos formações online em casa para me manter ativa…e no dia 1 de julho já tenho um estágio a iniciar no hospital da feira, que foi o sitio que eu sempre disse que queria ir…”

e Helena Fragoso, 46 anos, realça, “…fiz o RAC, gostei imenso, senti que foi muito útil para mim, senti que cresci, senti que arranjei uma rotina, que a minha vida era estar em casa na cama deprimida e nesse sentido o centro foi bastante útil…fui sempre muito bem compreendida, muito bem acompanhada…”

Acreditamos, pelas palavras da Alexandra e da Helena, que esta caminhada de reabilitação profissional será um marco nas suas vidas.

Veja os testemunhos:

Fontes:
* dados da Organização Mundial da Saúde
**Gisela Kobelt, 2009

Artigos relacionados

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.