Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes visita CRPG

10 maio 2021

A Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, visitou esta segunda-feira, dia 10 maio, o CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, no âmbito do Plano de Ação para Apoio aos Deficientes Militares (PADM).

No início da visita, Jerónimo de Sousa apresentou o CRPG e respetivos serviços e fez o balanço da implementação do PADM, enquanto coordenador da equipa de implementação. A apresentação centrou-se nas problemáticas encontradas pelos técnicos do PADM, na especificidade da condição de deficiente militar, particularmente nos impactos do stresse de guerra na fase de envelhecimento. Foram ainda extraídas algumas ilações da experiência da intervenção do PADM.

Seguiu-se a intervenção da Secretária de Estado que reconheceu e agradeceu o trabalho que é feito pelo CRPG, “por quem servem e a quem se dedicam”, e a importância do PADM.

Sobre o PADM, Catarina Sarmento e Castro salientou a relevância das articulações entre técnicos, deficientes militares, familiares e seus dedicados/cuidadores e do trabalho de proximidade que é realizado. A Secretária de Estado quis ainda “dar testemunho vivo do interesse pessoal e da vontade política” para, juntamente com os serviços que representa, serem parte das soluções e de melhores condições de vida para os deficientes militares.

A visita às instalações do Centro, em particular ao ginásio de atividade física adaptada e à oficina ortoprotésica, revelou-se um momento de elevado interesse para a Sra. Secretária de Estado.

Estiveram presentes Jerónimo de Sousa, diretor do CRPG, entidade responsável pela operacionalização e coordenação do PADM, Mónica Salazar, presidente do Conselho de Administração do CRPG, Afonso Pereira, membro do Conselho de Administração, Afonso Almeida, membro da Comissão de Fiscalização e de Verificação de Contas, Coronel Lopes Dias, presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) e Abel Fortuna, presidente da Direção da Delegação do Porto da ADFA.

Artigos relacionados

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.