
Dia Mundial do Cancro | Protocolo CHEDV | Ubuntu
Aceda aqui à ⇒ Newsletter 26 CRPG
O CRPG é um lugar de esperança e cheio de histórias para contar e, por isso, esta coleção conta, não só os medos e inseguranças que surgem após uma reviravolta na vida, como também, e acima de tudo, os sonhos e esperanças de pessoas que fizeram frente aos desafios da vida de forma resiliente. É assim que o IPAV – Instituto Padre António Vieira, entidade responsável pelo Museu Ubuntu Gaia apresenta a Coleção CRPG, lançada no dia 18 de fevereiro de 2022, e que desde então está em exposição permanente nesse Museu. Nesta Coleção, clientes e colaboradores do CRPG partilham publicamente as suas experiências, as suas superações, destacam momentos marcantes da sua vida e abordam os pilares da filosofia Ubuntu, como a empatia e o serviço. O Museu Ubuntu Gaia é “um compêndio de histórias que compõem a história de Vila Nova de Gaia” que integra o Museu…
No âmbito do projeto Academia de Líderes Ubuntu (ALU) no CRPG, lançado a 5 de junho deste ano, 21 clientes tiveram oportunidade de vivenciar a Academia, através das Semanas Ubuntu. Em cada Semana da Academia de Líderes Ubuntu, um grupo distinto de clientes experiencia um processo de promoção de autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço, através de exemplos de figuras inspiracionais, como Nelson Mandela ou Martin Luther King, e de dinâmicas que promovem a reflexão individual e grupal e mobilizam para a ação. Cada dia tem um tema, culminando num momento de celebração dos sonhos de cada participante. Nessa semana, Laurinda Prado, sentiu-se “em casa (África/Angola), abençoada por ter sido escolhida, por poder ouvir histórias e poder partilhar a minha. Com isto despertou em mim um dos grandes pilares da linha ALU: o SERVIÇO. Como já estava a integrar um grupo de voluntários, ainda mais se intensificou em mim esse…
No âmbito dos serviços de reabilitação e reintegração na vida ativa e profissional, o CRPG desenvolveu novas respostas para pessoas com lesão cerebral adquirida e com doença oncológica. Dirigem-se a pessoas com alterações na funcionalidade de grau moderado, visando um mais rápido/ bem-sucedido retorno ao trabalho ou a reconversão profissional. Sabe-se que o impacto da lesão cerebral adquirida (resultante de Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Crânio-Encefálico, infeção ou tumor), mesmo que em grau moderado, pode-se fazer sentir nos vários domínios do funcionamento humano. São frequentes as queixas de esquecimento, dificuldade em concentrar-se, impulsividade ou apatia, sentimentos de ansiedade, frustração, tristeza, receio ou insegurança face ao futuro. Tal como na lesão cerebral adquirida, após doença oncológica, as pessoas podem vivenciar várias alterações a nível físico, cognitivo, familiar, social, psicológico e profissional. Os impactos podem ser múltiplos e variar em função do tipo de cancro e de pessoa para pessoa. Dificuldades de atenção,…
No dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia recebeu a visita da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No evento estiveram presentes o Presidente da Câmara de V.N.de Gaia, o Vice-Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, a Delegada Regional do Norte e o Delegado Regional do Centro, entre outros convidados. Os serviços prestados às pessoas com deficiências e incapacidades e a adaptação pioneira, a nível mundial, do método Ubuntu ao contexto da reabilitação estiveram em destaque. Na abertura do evento, Mónica Salazar, Presidente do Conselho de Administração do CRPG, destacou que “nunca tanto quanto agora vai ser preciso trabalhar em comunidade”. Jerónimo Sousa, Diretor deste Centro que promove a re/integração de pessoas com deficiências e incapacidades, referiu-se aos 30 anos de história do CRPG e ao modo como esses inspiram o futuro. O…
A infeção por Sars-Cov-2 pode ter impactos significativos na qualidade de vida das pessoas, podendo dificultar o regresso à vida ativa e profissional. Conheça os principais impactos após infeção. Cerca de um ano depois de a Organização Mundial da Saúde declarar a pandemia, o mundo regista mais de 116 milhões de pessoas infetadas e perto de 2,6 milhões mortes por COVID-19[1]. Em Portugal, quase 8% da população foi infetada pelo Sars-Cov-2, superando as 810 mil pessoas[2]. Depois da fase ativa da infeção, um número significativo de pessoas manifesta problemas continuados a vários níveis. Os resultados de investigação continuam a assumir incertezas quanto às implicações das sequelas na qualidade de vida dos ‘recuperados’ da COVID-19, mas também a indiciar benefícios da intervenção precoce e multidisciplinar no âmbito da reabilitação. COVID-19: Impactos após infeção São vários os relatos de pessoas e profissionais de saúde que mencionam sequelas da doença COVID-19 que perduram para além…
O CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia recebe a visita da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. No evento que marca esta visita estarão em destaque os serviços que o CRPG presta às pessoas com deficiências e incapacidades e o projeto Academia de Líderes Ubuntu, que permitirá a sua adaptação deste método a esta população, experiência pioneira a nível mundial. 30 anos a promover a inclusão das pessoas com deficiências e incapacidades O CRPG, que celebrará os seus 30 anos em março de 2022, visa promover os direitos, a dignidade e a qualidade de vida das pessoas com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades. Para o efeito, dispõe de um conjunto de serviços que apoiam as pessoas a: definir os seus projetos de vida e profissionais, promover a sua ativação psicossocial e autonomia após doenças…
Se o desemprego pode ser uma oportunidade, é também verdade que frequentemente as pessoas relatam sentimentos e pensamentos menos positivos. O desemprego, principalmente quando é de longa duração, pode trazer diversas consequências além do impacto financeiro, como a baixa autoestima, mal-estar psicológico, diminuição da autoeficácia e sintomas de depressão. O próprio mundo do trabalho está numa fase de viragem: experimentam-se novas formas de organizar o trabalho (teletrabalho, regime misto, …); aumenta a digitalização dos processos de trabalho; criam-se novas formas de produzir bens ou prestar serviços. A procura do primeiro emprego ou de um novo emprego é um momento de transição e mudança, exigente e desafiante. São frequentes dúvidas e incertezas. Quero ter um emprego mas… Não sei onde ou como procurar. Até encontro algumas ofertas, mas não encontro uma que se encaixe no meu perfil. As entrevistas de seleção são difíceis…sinto-me ansioso e nem sei o que responder….
Para responder às necessidades das pessoas com deficiências e incapacidades, o CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia dispõe de um conjunto de ações de formação inicial e contínua, com um forte investimento nas competências digitais, combinando os formatos presencial, a distância e misto. Para 2022, temos: mais ações de formação; mais áreas de formação; mais ações a ocorrerem em horário pós-laboral, para permitir a participação de pessoas empregadas. O Plano de formações contínuas para o 1.º trimestre, aposta em ações das seguintes áreas: tecnologias de informação e comunicação (utilização de dispositivos móveis e computador, programas informáticos, segurança digital; competências pré-requeridas para formação a distância e teletrabalho); informática e helpdesk; comércio eletrónico e call center; logística; fiscalidade (aplicação na vida quotidiana ou em contexto profissional); línguas estrangeiras – inglês e espanhol; horticultura. No âmbito da formação profissional inicial, o CRPG mantém o investimento nos percursos de dupla certificação na…
Em 2021 foram conduzidas as avaliações previstas no sistema de Qualidade, compliance e melhoria do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia. Estas avaliações visam aferir a satisfação e a perceção de clientes e outras partes interessadas quanto ao desempenho do Centro, potenciando a melhoria dos nossos serviços. Para os resultados do ano contribuíram mais de 1 600 respostas aos inquéritos aplicados, o que traduz um nível de participação muito interessante por parte de clientes, parceiros e outras partes interessadas do Centro. Alguns resultados: Para fazer uma leitura integral do relatório aceda a ⇒ Relatório das avaliações da qualidade 2021