
Boas Festas | Visita Ministra do Trabalho | Perspetiva de clientes e parceiros
Aceda aqui à ⇒ Newsletter 25 CRPG
Boas Festas | Visita Ministra do Trabalho | Perspetiva de clientes e parceiros
Aceda aqui à ⇒ Newsletter 25 CRPG
Dia Mundial do Cancro | Protocolo CHEDV | Ubuntu Aceda aqui à ⇒ Newsletter 26 CRPG
Jorge Suárez Bastos, 55 anos, pai de duas filhas, fala com entusiasmo sobre como o acompanham na vida e no seu sonho. O seu testemunho é pleno em determinação, resiliência e especialmente em paixão e gosto pela sensibilização ambiental e sustentabilidade. Desde muito jovem trabalhou na área de transformação de madeiras para a indústria de construção civil. Iniciou o seu percurso profissional como vendedor, passando para a gestão de projetos. Em 2010 fui convidado para ir exercer funções para o Brasil, para a mesma área de negócio, já que a empresa que representava decidiu alargar o mercado para a América do Sul. Em 2014, fui convidado para fazer parte de uma empresa no Brasil, que se dedica a fazer demolições, triagem, reciclagem e compostagem de resíduos sólidos e orgânicos. Foi aí que ganhei o gosto pela gestão ambiental e sustentabilidade. Sobre estes tempos no Brasil, contou-nos, igualmente com muita satisfação, e…
No âmbito dos serviços de reabilitação e reintegração na vida ativa e profissional, o CRPG desenvolveu novas respostas para pessoas com lesão cerebral adquirida e com doença oncológica. Dirigem-se a pessoas com alterações na funcionalidade de grau moderado, visando um mais rápido/ bem-sucedido retorno ao trabalho ou a reconversão profissional. Sabe-se que o impacto da lesão cerebral adquirida (resultante de Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Crânio-Encefálico, infeção ou tumor), mesmo que em grau moderado, pode-se fazer sentir nos vários domínios do funcionamento humano. São frequentes as queixas de esquecimento, dificuldade em concentrar-se, impulsividade ou apatia, sentimentos de ansiedade, frustração, tristeza, receio ou insegurança face ao futuro. Tal como na lesão cerebral adquirida, após doença oncológica, as pessoas podem vivenciar várias alterações a nível físico, cognitivo, familiar, social, psicológico e profissional. Os impactos podem ser múltiplos e variar em função do tipo de cancro e de pessoa para pessoa. Dificuldades de atenção,…
CRPG na Comunicação Social Notícias nacionais Notícias locais/regionais ⇒ RTP Notícias ⇒ TVI 24 ⇒ Jornal de Notícias ⇒ Diário de Notícias ⇒ País ao Minuto ⇒ Bom dia ⇒ Sapo ⇒ Semanário V ⇒ Gaia Semanário ⇒ Terras de Gaia ⇒ Litoral Centro ⇒ Jornal de Proença
O CRPG reforça o investimento da promoção da literacia financeira junto das pessoas com deficiências e incapacidades através da colaboração com o Programa “Educação Financeira – Uma Necessidade Especial”. Como refere a Fundação, “Educação financeira – uma necessidade especial” é um projeto de inclusão e formação financeira que visa a capacitação de pessoas com défice cognitivo. É também um projeto de inclusão social que se baseia numa metodologia que valoriza ações promotoras da igualdade de oportunidades, capacitando as pessoas com défice cognitivo a adquirir competências para gerir os seus recursos financeiros, promovendo a sua autonomia através de conhecimento e de mudança de atitudes e comportamentos face ao uso do dinheiro e, desta forma, contribuir diretamente para a melhoria do seu nível de vida e das suas famílias.” Este projeto visa promover a literacia financeira junto das pessoas com défice cognitivo. Nele participam várias instituições, através de trabalho colaborativo, na…
Na qualidade de parceiro transnacional, no projeto Return-to-work after ABI, promovido pela Universidade Thomas More (Bélgica), o CRPG acolheu, nos dias 7 e 8 de outubro, parceiros internacionais para visita e sessão de trabalho sobre a reabilitação e o apoio à re/integração profissional de pessoas com lesão cerebral adquirida com alterações cognitivas. Neste âmbito, o CRPG apresentou os serviços que presta e partilhou as metodologias de trabalho. Através de uma rede de aprendizagem transnacional, que assenta na recolha e análise comparativa de práticas bem-sucedidas, pretende-se definir, até dezembro de 2022, um roteiro de intervenção, que apoie a pessoa desde a alta hospitalar até ao retorno ao trabalho. Com a participação neste projeto, o CRPG pretende identificar melhorias técnicas que possam ser incorporadas no serviço prestado aos seus clientes, aumentando assim a sua eficácia e qualidade. São parceiros neste projeto: Thomas More University – Bélgica (Coordenação) Heliomare – Holanda Quest…
O chefe Manuel assume-se como uma pessoa “bastante descontraída, com valores e que adora o que faz, que é cozinhar. Este gosto veio a partir dos meus pais que tinham um restaurante e que me viam com muita a vontade no meio. Como profissional sou uma pessoa organizada, bastante resiliente, procuro tirar sempre o melhor das equipas e acima de tudo trabalhar com as mesmas.” Considera que “O conhecimento não ocupa lugar, e durante este percurso de vida, sempre fui tendo isso em conta e de o aplicar da melhor forma, entre as vivências profissionais e pessoais.” Por isso, com uma experiência profissional consistente e diversificada, Manuel quis ver certificadas as suas competências. Processo/percurso RVCC no CRPG “Após uma pesquisa, um dos Centros Qualifica que me apareceu foi no CRPG e, dado a sua localização, perto da minha residência, foi a primeira escolha. Essa escolha foi reforçada logo no primeiro…
Em 2021 foram conduzidas as avaliações previstas no sistema de Qualidade, compliance e melhoria do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia. Estas avaliações visam aferir a satisfação e a perceção de clientes e outras partes interessadas quanto ao desempenho do Centro, potenciando a melhoria dos nossos serviços. Para os resultados do ano contribuíram mais de 1 600 respostas aos inquéritos aplicados, o que traduz um nível de participação muito interessante por parte de clientes, parceiros e outras partes interessadas do Centro. Alguns resultados: Para fazer uma leitura integral do relatório aceda a ⇒ Relatório das avaliações da qualidade 2021
Decorreu, de 24 a 31 de outubro, a Semana de Sensibilização para os Tumores Cerebrais, iniciativa da International Brain Tumour Alliance e promovida em Portugal pela AICSO – Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia. Dado que o CRPG presta serviços de reabilitação e reintegração profissional a pessoas com doenças oncológicas, foi desafiado pela AICSO a juntar-se à iniciativa. Durante essa semana, foram disponibilizados vários conteúdos informativos: manifestações dos tumores cerebrais; formas de tratamento; sequelas/ impactos na funcionalidade; estratégias para melhorar a atenção e a memória. Para mais informações sobre os serviços do CRPG dirigidos a pessoas que vivem com doença oncológica, contacte-nos.
Maria Rosa Jesus tem 55 anos, 2 filhos e vive em Espinho. Gosta de fazer caminhadas, andar de bicicleta, dançar, de animais e do contacto com a natureza. Interessa-se pelas áreas da saúde e da música. Ao longo da vida, trabalhou em diferentes contextos profissionais (papelaria, escritório de advocacia, prestação de cuidados a doentes com Alzheimer). Do diagnóstico à reabilitação profissional – a experiência da Maria Rosa e a reabilitação no CRPG – Em 2017, foi-lhe diagnosticado um tumor de pulmão, fez cirurgia de remoção e continua em vigilância até aos dias de hoje. Em 2019, teve conhecimento do CRPG, através de uma colega que iria integrar um programa dirigido a pessoas com doença crónica ou sequelas de acidentes. Conta-nos que desconhecia os serviços do CRPG, mas que a passagem pelo Centro veio a revelar-se muito enriquecedora a vários níveis, com o apoio de uma equipa multidisciplinar. Este percurso…
O termo “funções executivas” refere-se às capacidades que permitem às pessoas: Definir objetivos, planear formas de os alcançar, e seguir o caminho proposto, adaptando-o às dificuldades e alterações das circunstâncias que possam surgir; Reconhecer e perceber as emoções tanto delas próprias como as dos outros (consciência); Regular e controlar as emoções e comportamentos. Para que servem as funções executivas? Energização (fazer) Mostrar iniciativa e motivação – começar as tarefas, continuar envolvido e manter-se na ação. Pensar nas coisas na sua totalidade. Ter energia. Cognição executiva (pensar) Fazer e desenvolver planos (planeamento), manter-se no caminho, pensar de forma flexível e alternar entre ideias. Monitorizar os pensamentos e ações. Pensamento abstrato e resolução de problemas. Autorregulação comportamental (sentir e agir) Experienciar emoções adequadas a várias situações. Regular as emoções, pensamentos e ações adequadamente. Pensar bem nas coisas antes de as dizer ou fazer. Apresentar respostas emocionais maduras. …