Projeto Train the competent 

Contributos para a empregabilidade de adultos com diversidade funcional 

Reunindo instituições de nove países europeus, o projeto Train the competent, iniciado, no CRPG, em novembro de 2019, prossegue dois objetivos centrais:

  • Contribuir para a empregabilidade de adultos com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades, proporcionando-lhes um contexto formal dedicado ao desenvolvimento de competências para que possam atuar como coformadores.
  • Capacitar adultos com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidade para apoiarem os seus pares a prepararem-se para o acesso ao mercado de trabalho.

Face ao atual contexto pandémico, o trabalho em rede tem decorrido online, onde para além da gestão do projeto é também promovida a partilha de informação sobre os serviços e apoios prestados por cada entidade.

Decorrente deste trabalho, foi desenvolvido, durante 2020, o currículo de formação destinado aos futuros formadores, composto pelos seguintes módulos:

  • Conhecimento acerca da deficiência/ diversidade funcional
  • Autoconhecimento
  • Gestão das emoções
  • Promoção da autonomia e vida independente
  • Comunicação
  • Formação de formadores

O CRPG foi responsável pelo desenvolvimento do módulo 2 sobre “Autoconhecimento”, em estreita parceria com os parceiros PUZW (Polónia) e Tolerance (Hungria). Contribuímos igualmente para o desenvolvimento do módulo “Gestão das emoções”.

Nos dois primeiros meses de 2021, realizou-se a experiência-piloto dos módulos, através da sua implementação no seio da parceria, que serviu também o propósito de capacitar todos os parceiros para dinamizarem depois o currículo integralmente.

A próxima etapa do projeto será a formação de formadores.

Artigos relacionados

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.