Integração Profissional de André Santos

Testemunho do cliente CRPG
Fotografia de André Santos nas instalações da PRIO

 

Partilhamos o testemunho de André Santos, 27 anos, cliente CRPG, integrado na PRIO, para conhecer a sua perspetiva deste processo de reconversão e reintegração profissional.

O André recorreu ao CRPG após um acidente de carro, que provocou algumas limitações físicas e sequente atribuição de incapacidade.

Como refere André

… limitações essas que não me permitem efetuar tarefas que impliquem esforço físico, como pegar em pesos, nem fazer o trabalho que fazia antes do acidente.

Em 2017, comecei a fazer a minha reabilitação física no Centro de Medicina de Reabilitação do Centro – Rovisco Pais (Tocha), mas como tinha só o 6.º ano de escolaridade, aconselharam-me e deram-me a conhecer o CRPG – Centro de Reabilitação Profissional Gaia.

Numa visita da técnica do CRPG

… ao Centro Rovisco Pais, para falar com várias pessoas, foi-nos explicado o que era o CRPG, o que faziam, qual era o objetivo do Centro e os cursos que tinham disponíveis na altura… Desde logo fiquei interessado! Queria aumentar a minha escolaridade, para conseguir ter mais portas abertas no mercado de trabalho.

O apoio do CRPG ao André começou pela construção do seu plano individual, elaborado com base nas suas necessidades, potenciais e expectativas. Para a construção desse plano contribuíram o André, a sua gestora de caso e a médica fisiatra.

Em outubro de 2017, comecei a tirar o curso de Assistente Administrativo/a, com dupla certificação, para conclusão do 9.º ano e certificação profissional.

Durante o curso, André frequentou também fisioterapia no CRPG e, para viabilizar as deslocações diárias, contou com transporte adaptado. Para além do investimento nas competências escolares e profissionais, teve ainda a oportunidade de realizar Atividade Física Adaptada, de promover competências de pensamento crítico e de integrar a delegação portuguesa do projeto europeu “The Future You(th) Want”, sobre a participação ativa dos jovens com deficiências e incapacidades no desenho das políticas europeias.

Cerca de um ano e dois meses após ter iniciado o curso, e depois de uma breve experiência noutra entidade, o técnico de emprego do CRPG propôs a André que frequentasse a sua formação prática em contexto de trabalho (“estágio”) na PRIO, na área dos recursos humanos – formação.

Correu muito bem e aprendi muitas coisas novas. Surgiu assim a oportunidade de fazer um Estágio de Inserção na PRIO, de 1 ano, promovido pelo IEFP, IP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP na área da Contabilidade.

Terminado esse estágio, a PRIO deu-me a oportunidade de integrar uma medida nacional, também promovida pelo IEFP, IP, que se chama “Emprego Apoiado em Mercado Aberto”. Está ainda a decorrer e a correr bem.

Pelas palavras do André, e pelo testemunho da PRIO, conclui-se que esta está a ser uma parceria vencedora para ambas as partes.

… a PRIO foi o melhor sítio onde podia ter feito os estágios. Sempre me apoiaram, ajudaram, preocuparam-se em adaptar as tarefas à minha condição, tendo em conta a minha lesão.

Mesmo tendo algumas dificuldades em algumas coisas, sempre acreditaram em mim, sempre me acompanharam e me deram várias oportunidades, o que agradeço todos os dias.

Espero poder fazer parte da família PRIO durante muitos anos, aprender cada vez mais e ajudar a empresa a crescer cada dia mais.

Artigos relacionados

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.