História de vida – José Pereira

Testemunho de cliente PADM - Plano de Ação para Apoio aos Deficientes Militares
Logótipo do PADM - Plano de Ação para Apoio aos Deficientes Militares

José Pereira tem 76 anos de idade e é natural de Santa Eulália, concelho de Vizela. Cumpriu o serviço militar em Portugal e mais tarde foi destacado para a Guiné. Aqui permaneceu menos de um ano, pois viu a sua missão interrompida quando foi apanhado numa emboscada, onde sofreu graves ferimentos, ao ser atingido com sete tiros. Ficou hospitalizado durante três meses em estado de saúde grave e posteriormente transferido para o Hospital da Estrela.

Após a sua recuperação, retomou a sua atividade profissional como estampador de tecidos na mesma fábrica que deixara há uns anos. Mais tarde, começou a namorar com Fátima Guimarães, sua madrinha de guerra e futura mulher. Estão casados há 52 anos e têm dois filhos, com quem mantêm relação de grande proximidade.

Aos 50 anos de idade, José Pereira começou a sentir os primeiros sinais de uma doença neurodegenerativa, o que levou a sua esposa a procurar apoio especializado.

Atualmente, José Pereira encontra-se totalmente dependente de terceiros para a realização das suas atividades de vida diária. A sua companheira de vida assume o papel de principal cuidadora, enfrentando desafios físicos e emocionais, deixando muitas vezes a sua saúde e bem-estar de lado. Os sentimentos de preocupação e ansiedade fazem parte do seu dia-a-dia, no entanto, Fátima Guimarães refere: “é com amor e dedicação que cuido do meu marido, não aceito o recurso a uma institucionalização”.

Após sinalização ao PADM, foi disponibilizado apoio psicológico, bem como informação/orientação para requisição dos apoios existentes, no âmbito da segurança social e no âmbito militar.

“Um trabalho exemplar. Convosco, sinto-me apoiada e com mais coragem para lidar com esta situação”, refere a esposa.

Artigos relacionados

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.