Formação de formadores sobre deficiências e incapacidades – Iniciada ação-piloto da revisão do referencial de formação

sala de aula composta por formandos numa ação de formação

A 19 de abril foi iniciada a primeira ação-piloto do referencial de formação pedagógica contínua “Deficiências e incapacidades – gerir a diversidade em contexto de aprendizagem”. Nesta ação estão a participar formadores provenientes de Serviços de Formação Profissional do IEFP, IP, de entidades reabilitação profissional e profissionais independentes.

No acolhimento aos participantes na ação, estiveram presentes o Dr. João Lourenço e a Dra. Maria João Neves, do Centro Nacional de Qualificação de Formadores (CNQF) e o Dr. Jerónimo de Sousa, Diretor do CRPG.

Esta ação-piloto enquadra-se no trabalho de revisão do referencial de formação “O/A formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade”, elaborado pelo CRPG em 2009.

O referencial destina-se a formadores e outros agentes formativos, intervenientes nos processos de qualificação dos cidadãos com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades. Visa capacitar profissionais para intervirem na qualificação deste público, promovendo a sua inclusão profissional.

A revisão do referencial em curso é coordenada pelo CNQF e executada pelo CRPG. Tem como objetivos:

  • atualizar e expandir os conteúdos abordados, com base nos desenvolvimentos técnico-científicos, entretanto ocorridos;
  • adaptar as estratégias e recursos de dinamização das aprendizagens propostos aos atuais modelos andragógicos;
  • incluir estratégias associadas à digitalização das aprendizagens, bem como aos diferentes regimes que os percursos de aprendizagem podem assumir (presencial, a distância, misto);
  • adequar a sua estrutura ao atual regime da formação e certificação de competências pedagógicas dos formadores (Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio).

Está prevista a realização de uma segunda ação-piloto, a ocorrer em Lisboa.

Artigos relacionados

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.