Reabilitação profissional de pessoas com deficiências e incapacidades integra experiência inovadora

CRPG é pioneiro na adaptação de programa internacional de desenvolvimento de competências às pessoas com deficiências e incapacidades
03.dezembro.2021

O CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia recebe a visita da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

No evento que marca esta visita estarão em destaque os serviços que o CRPG presta às pessoas com deficiências e incapacidades e o projeto Academia de Líderes Ubuntu, que permitirá a sua adaptação deste método a esta população, experiência pioneira a nível mundial.

 

30 anos a promover a inclusão das pessoas com deficiências e incapacidades

O CRPG, que celebrará os seus 30 anos em março de 2022, visa promover os direitos, a dignidade e a qualidade de vida das pessoas com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades. Para o efeito, dispõe de um conjunto de serviços que apoiam as pessoas a: definir os seus projetos de vida e profissionais, promover a sua ativação psicossocial e autonomia após doenças e acidentes, identificar os produtos de apoio que necessitam, desenvolver as suas competências escolares e profissionais através de ações de formação profissional, desenvolver competências de empregabilidade, identificar oportunidades de trabalho e manter o emprego.

Acerca do futuro do CRPG, o seu Diretor, Jerónimo Sousa, declara:

Em cada ano, muitos portugueses vêm-se afastados do mercado de trabalho por efeito dos acidentes e doenças. O CRPG quer reforçar a sua intervenção na resposta a essas pessoas. Está em preparação uma estratégia de resposta nacional, sob a orientação do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, que mobiliza e rentabiliza a capacidade do CRPG.

 

Esta maior focalização nas pessoas com deficiências e incapacidades adquiridas fará com que mais pessoas e suas famílias possam contar com um apoio técnico especializado para a questão que tantas vezes se lhe coloca depois de um acidente ou doença: “E agora, o que faço da minha vida?”

Enquanto centro de competência no retorno ao trabalho após acidente ou doença, o CRPG prestará apoio para que as pessoas possam voltar ao seu trabalho, com as adaptações que forem necessárias. Quando tal não seja possível, as pessoas e os seus empregadores serão apoiados na identificação de outras atividades profissionais, podendo inclusive apoiar a reconversão profissional das pessoas. Para promover o mercado de trabalho inclusivo, o CRPG terá ainda uma resposta de consultoria dirigida às entidades empregadoras.

 

Academia de Líderes Ubuntu – reabilitar através da relação com os outros

A Academia de Líderes Ubuntu (ALU) é um programa de capacitação e desenvolvimento pessoal. Concebido pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), assenta na palavra Ubuntu, que significa “Eu sou porque tu és”. Está presente em 58 países, envolvendo 186 organizações e registando a participação de quase 10 500 pessoas.

No âmbito do projeto Academia de Líderes Ubuntu no CRPG, lançado a 5 de junho de 2020 e que tem uma duração de 3 anos, o IPAV apoia o CRPG na adaptação e transferência deste modelo para o contexto da reabilitação de pessoas com deficiências e incapacidades, o que acontece pela primeira vez a nível mundial.

Até ao momento, 97 colaboradores com diferentes atividades (motoristas, psicólogos, formadores, administrativos, gestores, …) frequentaram as Semanas ALU/ Academia de Liderança Colaborativa. Desses, 28 formaram-se ainda como animadores Ubuntu.

As 14 semanas Ubuntu dirigidas a clientes do Centro abrangeram 144 pessoas com diversas idades e deficiências e incapacidades (lesões medulares, amputações, lesão cerebral adquirida, doenças oncológicas, doenças do foro mental, alterações cognitivas). Cristina Duarte, cliente CRPG, descreve a sua experiência como “uma semana fantástica (…) em que cresci bastante como pessoa”, destacando a resiliência e o acreditar nas suas próprias capacidades. Nas suas palavras, ser Ubuntu significa “ser servidor”. “É sentimentos, ajuda ao próximo, entender o meu interior mais profundo, …”.

Os resultados preliminares da avaliação do projeto são muito promissores, apontando para uma elevada satisfação dos participantes e para o reconhecimento da utilidade das Semanas Ubuntu para o desenvolvimento pessoal.

Acerca deste projeto, Rui Marques, Presidente do IPAV e Diretor da Academia de Líderes Ubuntu, salienta:

O desenvolvimento da Academia de Líderes Ubuntu no CRPG tem sido uma experiência notável, quer pelo impacto significativo nos participantes, empoderando-os para serem ‘senhores do seu destino, capitães da sua alma’, quer para toda a organização, nas dimensões da ética do cuidado, da liderança servidora e da construção de pontes. Estamos muito gratos por poder ser parceiros neste processo.

 

Este projeto será concluído no final de 2022, culminando com a adaptação do modelo Ubuntu para pessoas com deficiências e incapacidades, o qual poderá ser depois transferido para outras entidades de reabilitação.

Artigos relacionados

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.