E depois do AVC – Acidente Vascular Cerebral

Paixão pelo ambiente como alavanca da reabilitação profissional – o testemunho de Jorge Suárez
imagem de rosto de Jorge Suárez

Jorge Suárez Bastos, 55 anos, pai de duas filhas, fala com entusiasmo sobre como o acompanham na vida e no seu sonho.

O seu testemunho é pleno em determinação, resiliência e especialmente em paixão e gosto pela sensibilização ambiental e sustentabilidade.

Desde muito jovem trabalhou na área de transformação de madeiras para a indústria de construção civil. Iniciou o seu percurso profissional como vendedor, passando para a  gestão de projetos.

Em 2010 fui convidado para ir exercer funções para o Brasil, para a mesma área de negócio, já que a empresa que representava decidiu alargar o mercado para a América do Sul. Em 2014, fui convidado para fazer parte de uma empresa no Brasil, que se dedica  a fazer demolições, triagem, reciclagem e compostagem de resíduos sólidos e orgânicos. Foi aí que ganhei o gosto pela gestão ambiental e sustentabilidade.

Sobre estes tempos no Brasil, contou-nos, igualmente com muita satisfação, e saudades, que  ensinou a ler e a escrever outros trabalhadores da sua empresa, que necessitavam de alfabetização… hoje são amigos com quem continua a manter contacto.

A paixão pela sustentabilidade ambiental e pelo ensino ajudou-o na reabilitação após Acidente Vascular Cerebral (AVC) e norteia Jorge nos seus projetos de vida

A experiência do Jorge Suárez e a reabilitação no CRPG

No final de 2018, teve um AVC. Em 2019, regressou a Portugal para tratamento. Estava a ser acompanhado no hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, quando a equipa de neurologia  o aconselhou a inscrever-se no CRPG.

Sobre o processo de reabilitação no CRPG refere que

Tem sido muito relevante para a minha recuperação, por se tratar de uma instituição com uma equipa multidisciplinar com grande experiência, que proporciona aos clientes uma grande possibilidade de recuperação, pela panóplia de atividades que fazem parte dos programas de reabilitação [profissional].

Sensibilização para a sustentabilidade ambiental

Projeto “Amigos da Natura”

…apesar do acidente que tive e de alguns deficits que a patologia originou; nada me desmotivou para continuar com os meus projetos pessoais na área da sustentabilidade e gestão de resíduos.

Também no grupo de Recuperação e Atualização de Competências Pessoais e Sociais dirigido a pessoas com lesão cerebral adquirida, que integrou no CRPG, Jorge sensibilizou para estas questões, chegando mesmo a pôr em prática os seus conhecimentos sobre vermicompostagem de resíduos orgânicos.

Fora do Centro, promovo ações com os amigos, conhecidos e família, para que todos optem por este tipo de procedimento [vermicompostagem],para além do normal que é a separação cuidada dos restantes resíduos (papel, metais, plástico e vidro de entre outros).

Se pretender saber mais  sobre esta temática e os projetos do Jorge, visite, no Instagram, a página AMIGOS DA NATURA, onde  publica imagens sobre os procedimentos dos diferentes tipos de compostagem e sobre a gestão de resíduos, e ensina a reutilizar, reduzir e reciclar.

Projetos/sonhos

Jorge quer deixar marcas e mudanças nas pessoas e no planeta, visíveis nos inúmeros projetos que tem em desenvolvimento e em mente. Começou a

… criar parcerias com instituições, municípios, associações e sociedade em geral, para alavancar este projeto.

Tenho falado com muitas pessoas e principalmente com pessoas com muitas carências, principalmente moradores de rua, que estão a ficar muito entusiasmados com o projeto de recolha de resíduos sólidos, que lhes poderá proporcionar alguma renda (dinheiro) na coleta e separação de papel, plástico, metais, entre outros produtos de valor acrescentado para venda.

Estou também a tentar uma parceria (com um município) para a montagem, em terreno próprio, de um parque temático sobre sustentabilidade e gestão de resíduos, incorporando também uma horta biológica e animais domésticos, usando sobretudo a alimentação proveniente da compostagem e da horta biológica.

Sei que é um processo difícil, dada a educação que temos na gestão dos resíduos, mas tudo se consegue com força de vontade, resiliência e sobretudo no acreditar no projeto.

No culminar do seu testemunho, quis deixar-nos um apelo à responsabilização e sensibilização ambiental e um convite para acompanharmos os seus projetos na página Amigos da Natura

Trata-se de um problema de todos. Só nós poderemos resolver a questão do bom tratamento dos resíduos, e tudo começa pela alteração de alguns comportamentos muito simples.

A compostagem é o princípio e talvez o mais importante, que obviamente vai trazer por arrasto outras ações e atitudes não menos importantes.

Vale a pena pensar nisto!

Artigos relacionados

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.