Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

17 de outubro de 2021
Cliente a ler manifesto contra a pobreza

 

A convite da OIKOS, o CRPG juntou-se à iniciativa de debater este tema, como ato de cidadania, envolvendo ativamente mais de 70 clientes que frequentam ações de reabilitação para a vida ativa e ações de formação.

A erradicação da pobreza é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Através da visualização dos vídeos das Nações Unidas sobre estes objetivos e da análise do Manifesto Contra a Pobreza, todos foram desafiados a partilhar mensagens de sensibilização e a pensar em pequenos gestos que possam contribuir para a erradicação da pobreza, usando suportes analógicos e digitais, como o padlet.

Em 2020, quase um quinto da população portuguesa vivia abaixo do limiar de pobreza. Esta situação era ainda mais grave nas pessoas com deficiências e incapacidades. Entre os 16 e os 64 anos, e face à população sem deficiências e incapacidades, a percentagem de pessoas com alterações da funcionalidade:

  • em privação severa era mais do dobro;
  • em risco de pobreza, antes das transferências sociais, era quase o dobro. (Fonte: EUROSTAT)

Artigos relacionados

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.