CRPG realiza avaliação da capacidade de trabalho de cidadão acolhido no nosso país

pessoa a preencher um formulário

No âmbito de uma candidatura à medida de emprego apoiado em mercado aberto, o Centro de Emprego da Covilhã, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP, solicitou ao CRPG uma avaliação da capacidade de trabalho de um jovem refugiado sírio, com surdez profunda.

Tratava-se de um jovem com o 3º ano de escolaridade que foi acolhido com a sua família, pais e 4 irmãos, na Universidade da Beira Interior, com o intuito de frequentar um programa de acolhimento e integração de 18 meses, protocolado com o Alto Comissariado para as Migrações.

O pai encontra-se empregado na empresa de Gestão de Resíduos do Fundão para a qual este jovem pretende ser contratado. Irá desempenhar funções de Operador de triagem de resíduos, tendo o CRPG trabalhado conjuntamente com a empresa e com o Centro de Emprego no propósito de viabilizar o seu desempenho profissional. A comunicação entre a empresa e o jovem foi mediada pela intérprete de Língua Gestual do CRPG recorrendo aos gestos internacionais.

O Centro de Emprego da Covilhã manifestou interesse na continuidade da colaboração do CRPG no processo de desenvolvimento do jovem, e em particular no apoio à empresa, estando prevista a mobilização do programa de acompanhamento pós-colocação.

Atualmente encontra-se a frequentar aulas de Língua Gestual Portuguesa, feliz e motivado, referindo que tem encontrado no nosso país as oportunidades para poder dar continuidade ao seu projeto de vida.

Artigos relacionados

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.