Aprendizagem a distância. Como melhorar o desempenho?

Investir num percurso de aprendizagem a distância tem vantagens, mas pode ser desafiante. Conheça 11 sugestões que poderão ajudar a melhorar o seu desempenho e a sua satisfação.
Foto de uma pessoa em casa frente ao portátil em formação a distãncia

Seja organizado

Ser organizado é fundamental para se adequar à rotina e ter êxito nas tarefas.

Cada pessoa deve encontrar a sua maneira de organizar os dias para poder ser mais produtivo (por exemplo, há pessoas que produzem melhor de manhã e outras que produzem melhor à tarde ou à noite).

O ideal é que anote todas as atividades do percurso de aprendizagem e que as organize, encaixando-as na sua agenda semanal.

Para apoiar nesta organização pode usar uma agenda, uma folha de papel, o Outlook®, ou outro recurso idêntico.

Crie prioridades

É essencial estabelecer uma lista de prioridades. Não basta fazer uma lista de tarefas. A definição de prioridades ajuda a perceber quais são as tarefas mais importantes e mais urgentes. Isto permite perceber o que precisa de ser realizado primeiro e o que pode ficar para mais tarde.

Evite a procrastinação

Não se deve estar constantemente a adiar as tarefas. Para isso, é importante definir metas e prazos para a execução das mesmas.

Tenha foco e disciplina

A flexibilidade proporcionada pela aprendizagem a distância pode atrapalhar algumas pessoas, pois podem sentir-se perdidas se não conseguirem organizar-se e manter a determinação para o cumprimento das atividades definidas.

Para isso, é importante criar um cronograma realista para os dias. Uma boa prática é dividir o tempo pelas unidades de formação ou disciplinas. Outra estratégia passa por reservar um horário fixo para estudar, como se se tratasse de uma sessão de formação síncrona.

Evite distrações

O telemóvel, a televisão, os jogos e outros recursos podem tirar a atenção e o foco. Por isso, devem ser evitados quando se está a estudar ou a fazer trabalhos. O ideal é existir um espaço para o estudo onde a pessoa se possa isolar do mundo exterior e assim concentrar-se mais facilmente nas suas atividades.

Deve ser um local tranquilo, bem iluminado e que permita uma boa postura corporal, o que irá também contribuir para a saúde física.

Descanse

Tão importante como o foco no trabalho, são os momentos de descanso. Estes momentos permitem recarregar energias e ajudam a manter a concentração, uma vez que o cérebro precisa de pausas para recuperar e voltar a ter a atenção total. Assim, é aconselhável programar pausas, para ir à casa de banho, tomar café, ou efetuar um pequeno passeio, mesmo que dentro de casa, quando já se está há muito tempo em tarefa.

Não subestime o percurso de aprendizagem

Há, por vezes, a ideia de que os cursos a distância são mais fáceis do que os presenciais. Isto pode levar a que não haja a dedicação necessária e eventualmente ao insucesso. A aprendizagem a distância exige tanto comprometimento como a aprendizagem presencial.

Esclareça as suas dúvidas

É essencial esclarecer as dúvidas que lhe forem surgindo. Seja no decorrer da sessão síncrona, por chat ou por email, será de evitar que as dúvidas persistam, até porque há aprendizagens que requerem conhecimentos prévios.

Promova a sua autonomia

A aprendizagem a distância proporciona mais liberdade. No entanto, exige maior autonomia para definir o ritmo e a forma de execução das tarefas.

Invista na relação com os colegas

A aprendizagem a distância não tem de significar mais isolamento. Aproveito o contexto das sessões síncronas ou de eventuais trabalhos de grupo para estabelecer relação com os colegas, identificar sinergias e pontos de interesse em comum. Ter uma boa relação com os colegas pode ajudar a manter-se motivado para a frequência do percurso de formação e a estabelecer relações de entreajuda.

Promova o seu autoconhecimento

Procure perceber o que funciona melhor consigo, quais as estratégias que dão resultado e vá ajustando.

Artigos relacionados

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.