
No âmbito do projeto Academia de Líderes Ubuntu (ALU) no CRPG, lançado a 5 de junho deste ano, 21 clientes tiveram oportunidade de vivenciar a Academia, através das Semanas Ubuntu.
Em cada Semana da Academia de Líderes Ubuntu, um grupo distinto de clientes experiencia um processo de promoção de autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço, através de exemplos de figuras inspiracionais, como Nelson Mandela ou Martin Luther King, e de dinâmicas que promovem a reflexão individual e grupal e mobilizam para a ação. Cada dia tem um tema, culminando num momento de celebração dos sonhos de cada participante.
Nessa semana, Laurinda Prado, sentiu-se
“em casa (África/Angola), abençoada por ter sido escolhida, por poder ouvir histórias e poder partilhar a minha. Com isto despertou em mim um dos grandes pilares da linha ALU: o SERVIÇO. Como já estava a integrar um grupo de voluntários, ainda mais se intensificou em mim esse grande valor.” (…)
“Numa manhã de partilha (…) senti (…): “Não tenhas medo, vai por onde fores, deixa a semente do amor, da partilha e da bondade” e com isto entoaram ainda mais em mim as palavras “Ser” e “Ter”.”
Jorge Ramos realçou a
“partilha de sentimentos, emoções, experiências de vida dos formadores e dos formandos (…) mente aberta para adotar uma nova forma de estar ou aprofundar a forma de estar na sociedade.” (…) E que “Em termos pessoais a principal lição que retiro é que posso, devo e quero contribuir para uma melhor sociedade, em que todos, apesar de diferentes, tenhamos as mesmas oportunidades, …” e concluiu o testemunho dizendo que “podemos começar a construir um Mundo melhor para Todos”.
A análise preliminar dos resultados obtidos indica que o autoconhecimento e a resiliência foram duas das competências mais desenvolvidas pelos participantes.
Desde julho, foram já implementadas duas edições da Semana Ubuntu com clientes do CRPG e estão programadas para este ano mais três edições.